O anel de formatura é uma joia que se destaca pelos emblemas nas laterais e a pedra central em cor característica, definidos de acordo com a formatura. Dentre as pedras mais utilizadas na confecção, encontram-se água marinha, ametista, esmeralda, granada, ônix, rubi, safira azul, topázio, turmalina rosa e turmalina verde.
Por exemplo, o anel de formatura de medicina é caracterizado pelos emblemas de cobras em cada lado e uma pedra central de esmeralda. Esses anéis são muito mais do que simples adornos, eles representam uma variedade de sentimentos e emoções. Na cerimônia de colação de grau, o anel é um marco que celebra a conclusão de uma etapa, a superação de desafios, a realização de um sonho e a representatividade da profissão.
Uma joia tão significativa requer materiais nobres em sua fabricação. Os melhores anéis de formatura são confeccionados em ouro 18k e cravejados com brilhantes. A pedra brilhante representa o brilho e o sucesso na carreira, enquanto o ouro simboliza a seriedade e o valor do profissional.
O anel de formatura é uma forma especial de premiar o formando pela conquista e pelos esforços realizados durante sua vida acadêmica.
Utilizado tanto por mulheres quanto por homens, essa joia simboliza a conclusão de uma etapa muito importante na vida do formando e representa o orgulho pela profissão escolhida.
Geralmente, o anel de formatura é confeccionado em ouro 18k e costuma ter uma pedra preciosa colorida em destaque, representando o curso concluído.
Antigamente, a joia também possuía símbolos que representavam a instituição e o curso do aluno. No entanto, com o passar do tempo, os anéis foram ganhando designs mais modernos e delicados.
Por essa razão, é cada vez mais comum encontrarmos modelos de anéis de formatura que não apresentam mais símbolos e brasões. Inclusive, esses modelos costumam ser os mais escolhidos, especialmente pelo público feminino.
De acordo com muitos relatos, o anel de formatura surgiu por volta de 1835 nos Estados Unidos. Conta-se que nessa época, um grupo de alunos da renomada Academia Militar de West Point (Nova York) decidiu criar algo que pudesse marcar a passagem deles pela instituição e que pudesse acompanhá-los por toda a vida.
Fazer parte dessa instituição era motivo de muito orgulho para os alunos e o anel simbolizava tanto essa conquista quanto a amizade e superação em conjunto.
Em pouco tempo, outras escolas americanas passaram a copiar essa ideia. Logo, a joia se tornou uma tradição nas cerimônias de formatura de todo o país.
E como muitos alunos que estudavam nos Estados Unidos eram estrangeiros, aos poucos eles passaram a levar essa ideia aos seus respectivos países. Diante disso, não demorou muito para que instituições de todo o mundo, incluindo o Brasil, adotassem também a tradição do anel de formatura.
Aqui no Brasil, o anel de formatura é um presente dado pelos pais, namorado(a), cônjuge ou por qualquer outra pessoa que seja especial na vida do graduando.
E conforme a tradição, a joia é entregue ao formando somente no dia da colação de grau, que se trata de uma cerimônia acadêmica onde o aluno receberá o seu diploma.
No Brasil, o anel de formatura costuma ser utilizado no dedo anelar da mão esquerda. Já nos Estados Unidos, país que deu origem a essa tradição, o anel é usado no dedo anelar da mão direita, para que não seja confundido com outras joias tradicionalmente usadas na mão esquerda.
Segundo a tradição oriental, o dedo anelar é regido pelo sol que é associado ao brilho e sucesso profissional e pessoal. Por essa razão, acredita-se que ao utilizar o anel nesse dedo é possível atrair sorte e sucesso.
Por outro lado, como alianças de casamento e anéis de noivado são usados também no dedo anelar, muitas pessoas preferem utilizar o anel de formatura no dedo médio, que é símbolo de responsabilidade e equilíbrio.
Sendo assim, podemos dizer que não existe uma regra quanto ao uso do anel! Sinta-se à vontade para usar a joia no dedo e mão que mais se sentir confortável, ok?
Porém, antes de realizar a compra do anel de formatura, é importante que você decida em qual dedo ele será usado. Assim, a joia poderá ser confeccionada na numeração correta!
O sentimento de dever cumprido é algo indescritível para os acadêmicos no momento da formatura. Após tantos anos de pura dedicação, nada melhor do que comemorar o dia em que uma importante etapa se encerra e outros desafios são iniciados. Nessa ocasião, é tradição presentear e homenagear os formandos com um anel de formatura. Cada pedra (ou cor) representa um grupo de cursos. Quer saber qual é a do seu?
Safira (azul): Administração; Artes Cênicas; Artes plásticas; Biologia; Educação Física; Engenharia; Física; Matemática; Psicologia; Música; Publicidade e Propaganda; Marketing; Química; Relações Internacionais; Comércio exterior; Ciências da Computação; Astronomia; Desenho Industrial; Filosofia.
Esmeralda (verde): Biomedicina; Bioquímica; Enfermagem; Fisioterapia; Medicina; Nutrição; Psicologia Clínica; Veterinária; Zootecnia; Fonoaudiologia.
Ametista (roxo): Design de Moda; Serviço Social; Geografia; História; Letras; Teologia; Pedagogia; Gastronomia; Biblioteconomia; Ciências Sociais; Hotelaria e Turismo.
Rubi (vermelho): Direito; Jornalismo; Técnico em Segurança do Trabalho; Oficial de Justiça.
Topázio (amarelo): Farmácia; Bioquímica.
Turmalina (rosa): Ciências Contábeis.
Granada (vermelho):Odontologia.
Água marinha (azul): Economia; Oceanografia
Observação: Com a constante evolução das profissoes existem outros cursos derivados destes citados que estão listados abaixo nas imagens. Estamos à disposição em nosso WhatsApp: 41 99844-9226. Chama lá!